O último dia da Semana Acadêmica do Instituto de Ensino Superior da Associação Paulista de Medicina (IESAPM) foi encerrado com chave de ouro, no dia 12 de setembro. Os alunos do curso de Gestão Hospitalar tiveram a oportunidade de visitar as instalações do prédio da APM, como Pinacoteca, estúdio de gravação, espaços de eventos e auditórios, antes da palestra “Construção de portfólio na carreira do gestor hospitalar”, ministrada pelo coordenador do curso, Rafael Coelho.
Logo no início da apresentação, Coelho perguntou o que, de fato, é um portfólio? O questionamento possibilitou aos alunos uma reflexão sobre autoconhecimento e planejamento de carreira, reforçando a importância de criar um portfólio de forma estratégica e com os principais elementos que compõem a trajetória pessoal e profissional de cada um.
Segundo ele, um bom portfólio vai muito além da formação acadêmica e das experiências profissionais. “É fundamental incluir as competências e habilidades desenvolvidas ao longo da vida. Para elaborar a palestra, por exemplo, lembrei de um teste que realizei em meados de 2018. O resultado me permitiu identificar meus cinco talentos dominantes: realização, estudioso, restauração, conexão e responsabilidade.”
Na prática
O coordenador incentivou os alunos a refletirem sobre suas próprias qualidades, sempre pensando nas seguintes perguntas: “Qual é sua principal qualidade?”, “Em que você é bom?” e “Por que devo te contratar?”.
Rafael também chamou atenção para as mudanças no mercado de trabalho, especialmente nos processos de recrutamento. “Antes, bastava entregar um currículo para conquistar uma vaga. Hoje, com a digitalização e a influência das redes sociais, os processos de contratação foram impactados. Muitas vezes, somos muito melhores e maiores do que achamos que somos”, acrescentou.
Como dica prática, ele propôs uma dinâmica com os alunos baseada no autoconhecimento e apresentou a primeira pergunta “Como vou me vender, se nem eu mesmo me conheço?”.
Falou também o quanto é fundamental parar, refletir, analisar e registrar suas competências, conquistas e experiências como passo essencial para construir umportfóliosólido, alinhado aos próprios objetivos profissionais. “Não é possível construir um portfólio quando não se tem uma ideia clara do que ele pode representar para sua vida profissional. Vale o exercício”, destacou.
Coelho aproveitou o momento para indicar algumas ferramentas que vão contribuir na construção do portfólio. Entre elas, Canva, YouTube, Gamma, Instagram, ChatGPT, LinkedIn, Gemini e Presentation Load.
Por fim, o coordenador agradeceu a participação dos alunos na primeira Semana Acadêmica do IESAPM. “Estou à disposição sempre que precisarem. Cada objetivo é como um farol que ilumina o caminho, ajudando você a selecionar projetos, experiências e conquistas que falam diretamente ao que você deseja transmitir”, concluiu.
Foto: Divulgação