IESAPM apresenta sua estrutura, cursos e projetos a escolas públicas de São Paulo

Na última quinta-feira, 14 de setembro, o Instituto de Ensino Superior da Associação Paulista de Medicina (IESAPM) recebeu representantes de escolas do setor público, bem como autoridades da área, para apresentar sua estrutura, cursos e professores, bem como o projeto de oferecer cursos de capacitação gratuitos à comunidade.

Na última quinta-feira, 14 de setembro, o Instituto de Ensino Superior da Associação Paulista de Medicina (IESAPM) recebeu representantes de escolas do setor público, bem como autoridades da área, para apresentar sua estrutura, cursos e professores, bem como o projeto de oferecer cursos de capacitação gratuitos à comunidade.

O presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, ressaltou a felicidade em receber os professores e a importância de ouvir representantes da educação pública. “Esta iniciativa do IESAPM, projeto que nos une aqui hoje, é muito importante para dar continuidade à nossa missão. Criamos o Instituto com diversas finalidades, principalmente a de expandir conhecimento”, salientou.

Também presente a parte do encontro, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse se sentir grato por ver professores reunidos para discutir o futuro da Educação, visto que o setor é um grande aliado da Saúde, sendo também um direito fundamental das pessoas. “Vivemos hoje um período pós-pandêmico. Além de impactos na Saúde, a pandemia de Covid-19 interferiu também em tecnologias, economia, educação, costumes e vida social. Com isso, precisamos aprender lições para avançarmos em políticas públicas.”

Segundo Queiroga, um dos principais interesses é a área da Saúde, que deve começar na escola, salientando ser imprescindível a educação sanitária das crianças brasileiras, a começar pela vacinação. “Precisamos recuperar as coberturas vacinais e fazer com que nenhuma criança seja vítima de graves doenças, e isso só será possível se trabalharmos juntos. Por mais que a sociedade estava dividida, este ponto requer aproximação dos médicos, professores e entidades.”

Apresentações

O superintendente de Estratégia e Marketing da APM, Jorge Assumpção, destacou que a educação sempre foi um dos pilares da entidade. “Temos como missão representar a classe médica no estado de São Paulo e, para isso, a Associação atua intensamente junto ao poder público.”

E relembrou a criação do Instituto de Ensino: ”Este projeto se iniciou há 4 anos, com o intuito de trazer conhecimento na área da Saúde, com cursos de gestão e extensão. E desde o primeiro semestre deste ano, ano passado, iniciamos a graduação de Tecnologia em Gestão Hospitalar, atingindo pessoas interessadas em novas soluções para a Saúde, em busca de emprego e oportunidades”.

Na sequência, o gerente Comercial do IESAPM, César Viana, ficou responsável por apresentar a infraestrutura, que garante conforto e facilita o aprendizado dos alunos. “Nosso espaço é totalmente adaptado para a realização de aulas, eventos e palestras. Os alunos também têm acesso à Pinacoteca e ao Museu de História da Medicina da APM, além da ampla e completa Biblioteca.”

O gerente ainda destacou que o encontro também era uma oportunidade de criar uma aproximação e parceria entre instituições de ensino de todas as áreas e setores, a fim de preparar alunos para a vida acadêmica e profissional. “Nossos professores já passaram por todos os níveis de ensino, e queremos corrigir possíveis gaps e preparar os alunos para todas as fases de sua vida.”

A coordenadora Acadêmica do IESAPM, Viviane Maria da Silva, expôs sua felicidade em fazer parte do projeto e todo o trabalho que foi e está sendo feito em prol do Instituto de Ensino. “A Secretaria é algo muito importante para informações e questionamentos dos alunos, e junto aos meus colegas, continuamos trabalhando incessantemente para levar apoio na área da Educação à sociedade.”

Prosseguindo com a reunião, o coordenador da graduação do IESAPM, João Luiz de Souza Lima, falou aos presentes: “É um orgulho estar aqui hoje, pois entendemos e sabemos das dificuldades de ser educador neste País. Não é fácil educar uma população carente como a nossa, percebemos que os alunos carregam um peso muito grande, principalmente os que precisam trabalhar e estudar. Por isso, acredito que o processo educacional precisa mudar, e queremos ajudar a formar alunos e cidadãos de bem”.

E adiantou sobre os novos projetos envolvendo cursos gratuitos, como reforço de língua portuguesa e matemática. “Acreditamos que nosso trabalho irá agregar na vida de nossos alunos e da sociedade em geral. Podemos melhorar o programa com novas parcerias, já que o projeto que detalhamos visa mostrar que a educação é uma coisa boa, e precisamos lutar para que políticas nacionais sejam revistas”, acrescentou.

Opções de cursos

Finalizando o encontro, a chefe de Produtos e Serviços da APM, Simone Alves, apresentou os cursos profissionalizantes que serão realizados na Associação em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Profissional (Senac), totalmente gratuitos. “Quem irá ministrar as aulas serão professores do Senac, e o IESAPM entrará com toda a estrutura necessária. Percebemos que muitas pessoas estão desempregadas por não terem especialização, não só o jovem, mas também seus familiares”, pontuou.

A ideia surgiu entre as duas organizações em prol de ajudar a população. “Com a realização das aulas, os alunos receberão certificado e todo o apoio necessário. Queremos ouvir a opinião de educadores sobre os melhores cursos para serem ofertados, horários e disponibilidade, para levar conhecimento para o maior número de pessoas”, informou.

Sobre os possíveis cursos na área da Saúde, encontram-se entre as opções os de atendimento de farmácia, agente comunitário de saúde e cuidador infantil e de idosos. Em outros setores, há opções de assistente de marketing e vendas, empreendedor em pequenos negócios, assistente administrativo, agente de desenvolvimento local e assistente de recursos humanos.

Finalizando, o superintendente de Operações e Finanças da APM, Luiz Cláudio Oliveira, salientou que a entidade é sem fins lucrativos: “A conversa foi muito produtiva, e isso é apenas o começo do que queremos fazer na área de Responsabilidade Social. Profissionalizar e preparar estudantes para o mercado de trabalho é o nosso foco com esta iniciativa, nossa Diretoria está à frente do projeto e empenhada para que seja um grande sucesso”.

Fotos: Marina Bustos

Compartilhe