IESAPM promove 5ª palestra com jovens aprendizes

Nesta quinta-feira, 25 de maio, o Instituto de Ensino Superior da Associação Paulista de Medicina (IESAPM) recebeu a quinta turma de jovens aprendizes do CAMP Centro para conhecer as instalações da APM e do IES e participar de palestra sobre vida universitária e profissional. O palestrante do dia foi o professor Reinaldo Zychan.

Ele salientou o quanto os diplomas universitários podem influenciar no futuro profissional dos jovens e destacou a flexibilidade e a acessibilidade do ensino atualmente. Segundo Zychan, isso ocorreu por conta da evolução tecnológica, que permite que os alunos possam ter acesso às aulas onde quer que estejam: “Os curso e graduações hoje são bem mais baratos e acessíveis do que 30 anos atrás. A tecnologia possibilitou isso, além de permitir que um estudante assista às aulas mesmo estando em outra cidade, estado ou país”.

Sobre foco, disciplina e força de vontade na vida acadêmica, o professor citou uma famosa frase do pensador Érico Veríssimo: “A inteligência é o farol que nos guia, mas é a vontade que nos faz caminhar”. De acordo com a perspectiva apresentada por ele, de nada adianta o indivíduo ter inteligência para cursar vestibulares e exames se não soube aproveitar as oportunidades que lhes são oferecidas.

O educador fez ainda um paralelo da vida nas universidades com a profissional. “Precisamos aprender desde a vida acadêmica a trabalhar em grupo, ter calma e paciência nesses processos, pois o mercado de trabalho exige isso de nós como profissionais. Nas empresas, não existem pessoas trabalhando sozinhas, isso não funciona, e esta é uma orientação que faço para vocês”, aconselhou.

Após assistirem à palestra, os jovens aprendizes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do IESAPM e, logo em seguida, visitaram a Pinacoteca, a Biblioteca e o Museu de História da Medicina da APM.

Texto e fotos: Ryan Felix

Compartilhe