Novas turmas de jovens aprendizes participam de integração no IESAPM

Nesta terça-feira, 23 de maio, o Instituto de Ensino Superior da Associação Paulista de Medicina recebeu mais duas turmas de jovens do Centro de Aprendizagem e Melhoramento Profissional – Camp Centro. Os alunos foram recebidos pelo professor Reginaldo de Oliveira Pereira e por integrantes da equipe comercial do IESAPM, César Viana e Gilson Pinheiro.

Em sua palestra aos jovens, o professor Reginaldo destacou as diversas formas que a juventude brasileira tem para ingressar em universidades – tanto públicas quanto privadas –, além de falar sobre os prazeres e responsabilidades que uma vida universitária implica, e o quanto um diploma acadêmico pode ajudar o indivíduo a alcançar carreiras promissoras.

Segundo dados apresentados por ele, no Brasil, apenas 8,5% dos alunos que concluem o ensino médio conseguem ingressar na faculdade. Pereira abordou ainda a evasão escolar no ensino médio brasileiro – que chega a 50%. Para o palestrante, os estudantes passam por um funil durante o período educacional, pois poucos conseguem conquistar o curso superior.

Reginaldo Oliveira deu dicas para os jovens sobre como e onde buscar informações sobre os cursos e instituições de interesse: “É necessário fazer uma pesquisa nas universidades, ver a infraestrutura do campus, consultar a nota que a entidade tem no MEC. Sobretudo, o mais recomendado na hora de escolher o curso é participar de feiras de profissão para não se arrepender depois da escolha”.

Ao finalizar, o professor salientou sobre o repertório cultural que a Associação Paulista de Medicina possibilita para os alunos da IESAPM, tais como o Museu de História da Medicina, a Pinacoteca e biblioteca física e virtual com mais de 14 mil e-books. Os jovens também foram incentivados a fazer os cursos de Excel gratuitos do Instituto – básico e intermediário – para que possam aprofundar os conhecimentos.

Durante a visitação às instalações da APM e do IES, Vitória Monteiro (23) se disse encantada com tudo que havia sido apresentado e com as áreas culturais: “Estou adorando tudo aqui, inclusive pretendo fazer o curso de Excel e irei me inscrever na graduação de Gestão Hospitalar, pois é uma área que me interessa bastante. Fiz Ciências Biológicas por um ano, mas decidi trancar o curso, creio que agora seja a hora de voltar a buscar novas oportunidades”.

Texto: Ryan Felix (*sob supervisão de Giovanna Rodrigues)

Fotos: Alexandre Diniz e equipe APM

Compartilhe