Sexta turma de jovens aprendizes finaliza semana de integração no IESAPM

Nesta sexta-feira, 26 de maio, o Instituto de Ensino Superior da Associação Paulista de Medicina recebeu a sexta e última turma de jovens do Centro de Aprendizagem e Melhoramento Profissional – Camp Centro. Os alunos foram recebidos pelo professor Reginaldo de Oliveira Pereira.

Em sua palestra aos jovens, Pereira destacou as diversas formas que a juventude brasileira tem para ingressar em universidades – tanto públicas quanto privadas –, além de falar sobre os prazeres e responsabilidades que uma vida universitária implica, e o quanto um diploma acadêmico pode ajudar o indivíduo a alcançar carreiras promissoras.

Segundo dados apresentados pelo professor, no Brasil, apenas 8,5% dos alunos que concluem o ensino médio conseguem ingressar na faculdade. Pereira abordou ainda a evasão escolar no ensino médio brasileiro – que chega a 50%. Para ele, os estudantes passam por um funil durante o período educacional, pois poucos conseguem conquistar o curso superior.

Reginaldo Oliveira deu dicas para os jovens sobre como e onde buscar informações sobre os cursos e instituições de interesse: “É necessário fazer uma pesquisa nas universidades, ver a infraestrutura do campus, consultar a nota que a entidade tem no MEC. Sobretudo, o mais recomendado na hora de escolher o curso é participar de feiras de profissão para não se arrepender depois da escolha”.

Ao finalizar, salientou sobre o repertório cultural que a Associação Paulista de Medicina possibilita para os alunos da IESAPM, tais como o Museu de História da Medicina, a Pinacoteca e biblioteca física e virtual com mais de 14 mil e-books. Os jovens também foram incentivados a fazer os cursos de Excel gratuitos do Instituto – básico e intermediário – para que possam aprofundar os conhecimentos.

O professor também recepcionou duas turmas do Camp Centro na terça (23); na segunda (22) e na quarta (24), os jovens assistiram palestra do professor João Luiz de Souza Lima; e na quinta-feira (25), foi a vez do professor Reinaldo Zychan de Moraes receber uma das turmas.

Fotos: Julia Rohrer

Compartilhe