IESAPM: Processo seletivo aberto para a graduação de Tecnologia em Gestão Hospitalar

Após experiências bem-sucedidas com seus cursos de extensão, o Instituto de Ensino Superior da Associação Paulista de Medicina (IESAPM) está com o processo seletivo aberto para o primeiro curso de graduação presencial, de Tecnologia em Gestão Hospitalar. As informações e inscrições podem ser obtidas pelo endereço iesapm.org.br/graduação/presencial.

Após experiências bem-sucedidas com seus cursos de extensão, o Instituto de Ensino Superior da Associação Paulista de Medicina (IESAPM) está com o processo seletivo aberto para o primeiro curso de graduação presencial, de Tecnologia em Gestão Hospitalar. As informações e inscrições podem ser obtidas pelo endereço iesapm.org.br/graduacao/presencial.

O curso superior do IESAPM tem carga horária total de 2.540 horas e um período de integralização de no mínimo seis e no máximo 12 semestres letivos, organizados em módulos. A graduação contempla todas as disciplinas necessárias à formação do profissional tecnólogo superior em gestão hospitalar.

O programa é coordenado por João Luiz de Souza Lima – graduado em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, História e Matemática -, que conta sobre a criação do IESAPM: “Já havia um estudo específico e demos entrada na faculdade em 2018. No final de 2019, recebemos as primeiras comissões do Ministério da Educação (MEC). A primeira delas foi a de graduação presencial, que nos deu uma nota fantástica”.

Depois, por conta da pandemia de Covid-19, os trabalhos de avaliação ministerial foram interrompidos por algum tempo. As comissões restantes visitaram a instituição na reta final de 2020 e, em 2021, o MEC e o Conselho Nacional de Educação aprovaram o projeto do IESAPM para cursos de modalidade presencial.

Diferenciais
Todo esse trabalho surgiu, segundo o coordenador do curso – que também é mestre em Administração e doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – por conta da motivação de José Luiz Gomes do Amaral, presidente da APM, que sempre pensou em montar um braço específico para a área educacional.

A convicção da Diretoria da entidade de que há falta de gestão nos serviços de Saúde, sobretudo nos hospitais, levou à estruturação do curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar. “Presto consultoria na área e vejo muitos hospitais em situação deplorável do ponto de vista econômico”, detalhou Lima.

“As salas têm lousa digital, tornando as aulas muito mais dinâmicas, transmitindo conhecimento de uma forma que o aluno capte muito mais facilmente”, adianta o professor do IESAPM. A instituição, criada por uma empresa, traz vantagens competitivas, segundo João Luiz de Souza Lima: “Só existem outros dois casos em todo o Brasil, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos (SP), e no Instituto Superior Tupy, em Joinville (SC)”.

De acordo com ele, há outras do tipo se formando agora, mas o IESAPM é uma das poucas instituições que possui foco no mercado. “Isso favorecerá o aluno, que chega em uma faculdade que o direcionará imediatamente, desde o primeiro dia de aula, para o mercado de trabalho. As parcerias que o Instituto fará com outras organizações da Saúde irá colocar os estudantes mais rapidamente.”

Ele ressalta, ainda, que o aluno do curso superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar será assistido por professores que são profissionais da área, acostumados com o trabalho no setor. “Essa ligação entre faculdade e empresas será um grande diferencial”, finaliza.

Compartilhe