
Aulas foram conduzidas pelo especialista Fabrício Próspero Machado
Após o sucesso da primeira edição, no último sábado, 1º de agosto, o Instituto de Ensino Superior da Associação Paulista de Medicina recebeu a segunda turma do Curso de Inteligência Artificial para Médicos. As aulas presenciais foram realizadas na sede da APM e conduzidas pelo especialista Fabrício Próspero Machado.
Em um formato completamente interativo, os participantes puderam aprender na prática a dominar diferentes ferramentas de IA, no intuito de aplicar as suas funcionalidades na prática clínica, como consultas, diagnósticos e tomadas de decisão.
“O curso de Inteligência Artificial para Médicos tem como principal objetivo capacitar o profissional de Saúde a utilizar a IA como uma ferramenta de apoio ao raciocínio clínico e à organização do trabalho médico. A proposta não é automatizar decisões nem substituir o julgamento humano, mas reduzir a sobrecarga operacional e cognitiva que hoje afeta grande parte dos médicos”, explica Machado.
Ele também salienta: “A estrutura do curso foi desenhada de forma progressiva, iniciando pelos fundamentos da IA e seus limites, avançando para aplicações práticas de produtividade e apoio à decisão clínica, e culminando em estratégias de implementação segura no consultório, no hospital e em serviços de Saúde. A divisão em módulos permite que o médico compreenda não apenas como usar as ferramentas, mas quando e por que utilizá-las.”
O curso
Por ser 100% presencial, o treinamento foca nas técnicas hands on, ou seja, possibilita a integração entre os participantes, ampliando a troca de conhecimentos e a realização de atividades práticas. Além disso, também contribui para a atualização dos médicos, permitindo que a o aprendizado sobre inteligência artificial seja simples, dinâmico, ético e esteja de acordo com as demandas de cada especialidade.
Fotos: Divulgação



